O QUE FAZ UMA HIPNÓLOGA?

Muitas pessoas querem saber o que faz uma hipnóloga e terapeuta!

O hipnoterapeuta (hipnólogos que atuam na área de terapia) são profissionais que obtiveram certificação em hipnose por meio de cursos livres. Ele não precisa necessariamente ter graduação acadêmica. A psicoterapia pode ser aplicada por profissionais formados em cursos livres.

O que um hipnoterapeuta faz é orientar as pessoas que desejam ser hipnotizadas, por meio de relaxamento e sugestões, usando a ferramenta hipnose, de duas maneiras: como terapia (hipnose clínica) ou como meio de entretenimento (hipnose de palco).

Ao contrário do que muitas pessoas ainda acreditam, os hipnólogos não usam nenhuma técnica sobrenatural e misteriosa (a hipnose não é algo fora deste mundo). Inclusive médicos e dentistas usam tais recursos para processar o estado fisiológico do cérebro de seus pacientes.

Um exemplo de que hipnose não tem nada de sobrenatural e misterioso é, você chorar assistindo um filme, você sabe que é ficção, você sabe que não é ‘real’, mas você está tão concentrado na trama, que nem se dá conta! Esse foco na trama, é um exemplo de hipnose, que nada mais é do que foco, concentração e imaginação.

  • A hipnose é realmente eficaz?
    Sim, é uma ferramenta extremamente eficaz que tem sido amplamente utilizada no tratamento de diversas condições mentais.
  • Qualquer pessoa pode fazer hipnoterapia? Em teoria a maioria das pessoas pode sim, receber a terapia com hipnose, porém casos patológicos como: psicose, epilepsia e esquizofrenia devem ter acompanhamentos com os respectivos profissionais envolvidos no diagnóstico.
  • O hipnoterapeuta pode me dar algum comando durante a hipnose? Sim, os profissionais dão sugestões indicadas para alterar alguns fatores comportamentais, ressignificando traumas e percepções para o entendimento do cliente. Além disso, embora seu subconsciente esteja em um estado relaxado, ele só aceitará conselhos que estejam alinhados com você.
  • Quanto tempo leva para tratar um trauma ou sensação desconfortável?Isso varia de cliente para cliente, de situação para situação. Em alguns casos, o tratamento pode demorar uma sessão e, em outros casos, pode demorar até cinco sessões. Em média, na terceira sessão, os clientes  já obtêm bons resultados ao lidar com casos menos complexos.
  • A hipnose pode ser combinada com outras terapias? Sim, é comum combinar outras técnicas terapêuticas, como a psicanálise e a terapia comportamental.

A hipnoterapia oferece uma série de benefícios para o tratamento de sintomas de transtornos mentais, como ansiedade e depressão, além do tabagismo e até mesmo a obesidade. A melhor parte é que a hipnose não oferece qualquer risco ou dano à saúde física ou mental do cliente.

Os procedimentos realizados pelo hipnoterapeuta permitem que o cliente tenha acesso a sua mente numa camada mais profunda, promovendo, desta forma, o autoconhecimento.

Outros problemas que podem ser solucionados ou tratados por meio da hipnoterapia são: insônia, angústia, dificuldade de concentração, medos e fobias, exaustão mental, enurese noturna em crianças.

A hipnoterapia tem como alvo direto as pessoas que precisam de uma solução para uma determinada área da vida em diferentes níveis. Isso faz com que os profissionais precisem desenvolver algumas características específicas para trabalhar seus clientes, tais como: empatia; compreensão; responsabilidade moral; sensibilidade.

A hipnose é um assunto sério e deve ser tratada com responsabilidade. Existem muitas teorias sobre o assunto que podem ser atualizadas com a divulgação de novas descobertas, por isso os profissionais devem estar sempre atualizados.

Ficou com alguma dúvida? Me chame para conversar! 

Se conecte comigo!

Sou Luciane Prado, esposa, mãe, hipnóloga e terapeuta.

Na terapia, utilizo a hipnose como ferramenta terapêutica de reeducação comportamental em muitas questões, como depressão, síndrome do pânico, ansiedade, timidez e uma infinidade de comportamentos e desconfortos!

Algumas de minhas  formações:

  • Hipnoterapia pelo Instituto Hipnobrasil.
  • Hipnoterapia pela Escola Nova Vida – Eduardo Molina.
  • Método Blindagem pelo Instituto Terapia Práticas – Alex Kobs.
  • Hipnoterapia para crianças e adolescentes – Thaize Aires

Topo